sábado, 24 de março de 2012

Marcação com o quiabo.


O quiabo (nome científico Abelmoschus esculentus) é uma planta da família da Malva (Malvaceae) e tem origem provável na África. Também é conhecido por outros nomes populares como quimbobô, gombô, quimbombô e gobo.
 O quiabo é urn vegetal de alto valor nutritivo. Contém boa quantidade de vitaminas A e C e do complexo B. Além disso, é rico em sais minerais, como cálcio, ferro, fósforo e cobre. Por tudo Isso e por ser de fácil digestão, o quiabo é recomendado às pessoas com problemas no aparelho digestivo.
fonte aqui 

Se fizer uma enquete com certeza ganharia a resposta de quem NÃO GOSTA DE QUIABO. E todos com o mesmo motivo: "a baba do quiabo". E com certeza a cara de nojo para enfatizar.
Para acabar com esse tabu,  vou mostrar uma receita rápida e muito fácil de preparar o quiabo sem a baba.

Lave bem o quiabo, seque-o muito bem, corte-o e em seguida em rodelinhas e refógue os quiabos em óleo bem quente com alho, se preferir adicione orégano.
Obs: não pode parar de mexer até que ele tenha sido bem refogado.

Pode usar para acompanhamento de salada. Aqui usei junto com o grão de bico (não esquecer de deixar o grao de bico na agua durante a noite para ser levado ao fogo numa panelão de pressão, para não ficar sem gosto e sem sal, eu coloquei um pedaço pequeno de carne - de- charque.) tempera-se a gosto. Aqui usamos azeite.

O quiabo fica crocante, e sem a tal gosma (baba). Muito saboroso.